sábado, 9 de novembro de 2013

Coprólito

Unknown  |  às  23:10  |  ,  |  Nenhum comentário

Já pensou o que é possível descobrir recorrendo às fezes do passado?



Coprólito de dinossauro herbívoro

Os coprólitos são fezes fossilizadas formadas a partir da mineralização. Muitas vezes, estes contêm vestígios de organismos que estiveram presentes nos intestinos dos indivíduos ou animais que os originaram.

Através da sua análise, podemos encontrar vestígios de alimentos e estes dão-nos informações muito importantes sobre o tipo de alimentação do organismo em causa. 

Através dos estudo dos coprólitos, os cientistas podem obter muitas informações sobre o ecossistema nos quais fazem parte, podendo estabelecer, até mesmo, parte da cadeia alimentar entre os organismos. Podem ainda indicar infromações sobre o parasitismo da época.
   
A distinção entre os coprólitos pode ser realizada, essencialmente, de forma comparativa de formato ou conteúdo:

  1. Os coprólitos com a forma de ovo - caracterizados pela maior variação do tamanho, gretas e estruturas vegetais - geralmente indicam que o organismo em questão era herbívoro.
  2. As formas cilíndricas com peso e tamanho mais uniformes - caraterizadas por um alto grau de compactação interna -  são, geralmente,  provenientes de seres carnívoros ou omnívoros.

    Finalmente, os coprólitos podem ainda auxiliar na pesquisa de protozoários, bactérias e até mesmo vírus que existiram no passado e relaciona-los com possíveis doenças da época.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copr%C3%B3lito
Imagem: http://www.nuggetsfactory.com/shop/156-7145-thickbox/coprolito-de-dinossauro-047.jpg 

0 comentários:

Geral

© 2013 GeoBio. Tema por Bloggertheme9